domingo, 19 de junho de 2011

Nosso Pão de Queijo de cada dia

Lú - Prometeu ao roubar o fogo dos deuses, roubou algo mais: O Pão de Queijo!
Não consigo muito bem entender o que nos faz procurar por ele quase todos os dias para garantir nosso bem estar...

Mau - Todos os dias quando vou para o trabalho passo em uma pequena venda de bairro e dispenso alguns minutos com um "bom dia" a senhora que me atende e a compra de dois pães de queijo caseiros. De forma diferente muitos Belo horizontinos fazem a seleção do seu café da manhã com acompanhamentos diversos. Ao chegar em Belo Horizonte tive o contato direto com o salgado e percebi que a iguaria é disposta em praticamente toda padaria, lanchonete e restaurante da capital mineira. No Rio existe uma dificuldade maior para comer Pão de queijo e os que são disponibilizados sempre são os pequenos.

Lú - Quando morava no Rio as opções não eram muitas, e os pães de queijo mais gostosos eram os da Casa do Pão de Queijo, que ainda me encanta quando estamos em viagem. E os recheados.... Deliciosos. Aqui em Beagá ainda não encontrei nada que se compare aos pães de queijo recheados da Casa do Pão de Queijo - se alguém conhecer por favor me indique! Mas também os preços daqui ficam bem distantes daqueles encontrados na franquia. Pães de queijo muito baratos, desconfie sempre - essência de queijo em vez de queijo -, pão de queijo caro, pode ser uma oportunidade de chegar ao céu. Mesmo os mais caros não chegam a custar tanto quando os da Casa do Pão de queijo.

Mau - Existem muitos locais onde podemos comprar pão de queijo, alguns são bons e outros muito ruins. Gosto do pão de queijo que possui uma superfície levemente crocante, pode possuir o conteúdo bem cozido, pouco polvilho e bastante queijo. Fujo dos pães de queijo massudos, isto é, muita massa, muito polvilho e pouco queijo. Aqui segue uma lista de locais que considero para comer um bom pão de queijo:
  1. Escola de arquitetura da Ufmg, a lanchonete que fica dentro da escola serve bons pães de queijo.
  2. Lanchonete do metrô da estação Lagoinha, a lanchonete fica logo em frente das roletas de saída da estação e ao lado da loja de peças de bicicletas. O melhor horário é o da manhã pois é o momento de assarem os primeiros pães de queijo.
Lú - Eu incluiria:
  1. O pão de queijo do Centro de Esmeraldas, um deles vendido numa lanchonete perto da Igreja. E aquele delicioso assado na folha de bananeira. Mas esse aí não é feito pra comer sozinho. É enorme.
  2. O pão de queijo vendido na Santíssimo Pão, uma padaria que tem na Serra, bem pertinho de onde morávamos. Saudades do gostinho...
  3. Tem um Café, na avenida Contorno, próximo ao Life Center. O lugar é um charme muito aconchegante e o pão de queijo é muito bom! Pena, não recordo o nome do lugar.
  4. Em Contagem, uma padaria bastante conhecida é a Panificadora Haley. O lugar é uma delícia. Charmoso e serve tudo de gostoso, inclusive, claro, o pão de queijo!





Mau - Eu e a Lú sempre estamos comendo pão de queijo. Algumas vezes no lanche da noite, nos café da manhã dos finais de semana, ou até mesmo nos lanches avulsos que fazemos em diversas ocasiões. Antes no Rio eu poderia contar nos dedos da mão as vezes que comia pão de queijo durante o período de um ano. Particularmente temos uma maneira nossa de comer pão de queijo que consiste em corta-lo pela metade e prensa-lo sobre uma frigideira. O resultado fica bom. Um pão de queijo sempre quentinho e crocante.

Lú - Pão de queijo é viciante. Eu já comia quando morava no Rio. Duduxo, hehehe! Só come Duduxo quem nunca comeu Forno de Minas. O custo-benefício é tudo. Ou mesmo o Perdigão é uma alternativa boa. Pra quem está aqui em Minas, encomendem o pão de queijo da mãe da Liliane. Eles tem uma fábrica e é o melhor pão de queijo congelado que já saboreamos. O único que se você seguir as instruções da embalagem dá certo mesmo. E é uma delícia! (Atenção leia sempre o rótulo, não faça como o Mauro, rsrsrs)

O mais incrível é que em nossas viagens sempre procuramos por ele. Ficamos muito felizes quando encontramos o bom e velho pão de queijo. Acho que nesse caso já estamos nos integrando totalmente às tradições da nova terra...

  • Liliane (Lili Araújo) é minha colega de trabalho e mora em Betim. Ela está no meu Orkut e Facebook. A mãe dela faz o melhor pão de queijo e em vários tamanhos. Fale com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário