quarta-feira, 18 de maio de 2011

Você é Galo ou Cruzeiro?

Mau - Futebol, a paixão nacional. Aqui em Minas não poderia ser diferente. Quando cheguei logo percebi que a cidade estava dividida em duas. Uma parte era alvinegra e a outra azul.

Lu - Futebol é bem mais que um esporte, é como uma herança que passa de pai para filho. São famílias que têm como patrimônio serem alvinegras ou azul-celeste. A coisa é tão séria, que uma vez um dos meus alunos perguntou a minha religião, respondi: " Não tenho". Não quis causar polêmica, e ficou tudo por isso mesmo. Em outra ocasião, perguntaram-me: "Você é Atlético ou Cruzeiro?", e respondi: "Nenhum dos dois, não tenho time". A sala virou um caos, todos protestavam: "Fessora, você precisa ter um time!". Conclusão, por aqui futebol parece ser bem mais imprescindível que religião.

Mau - Ao passar do tempo comecei a ver que as duas torcidas eram muito diferentes. Torcedores do Galo possuiam uma paixão imensa pelo seu time. Como no Hino do Grêmio, os atleticanos não se importavam muito com o baixo rendimento do time, eles estariam onde o Atlético estivesse.

Lu - Em resumo, o torcedor do Galo é o mais apaixonado que já vi. A gigantesca torcida do Flamengo vê o time dar algum resultado. A Fiel também. Mas seguir o Galo... tem que ter muita fé e persistência.

Mau - Já os cruzeirenses tem uma confiança mais moderada, pelos títulos já conquistados, e muito orgulho por possuir um time relativamente organizado. Após os jogos, no trabalho a divisão podia ser vista nos comentários e discussões, na rua pelas buzinadas e manifestações de louvor ao pavilhão vencedor.

Lu - Amigos cariocas não se iludam. Sair nas ruas do Centro de BH em dia de clássico, é tão arriscado quanto estar na região da Central do Brasil e Leopoldina em dia de Flamengo e Vasco. O bicho pega! Polícia montada e esquemas para que as torcidas não encontrem. Certa vez mudei meu destino, que seria a Lagoa da Pampulha (região onde fica o Mineirão), quando percebi que no ponto de ônibus aglomeravam-se rapazes vestidos com certas camisas azuis. Conselho ao Carioca, não perca o hábito de saber antes de escolher seu programa de final de semana, se haverá algum jogo no Minerão de um dos dois grandes times da capital. Falando nisso, têm outros?

Mau - Geralmente no Rio você sabe quem fez o gol em um clássico mesmo sem estar de frente da televisão. Uma torcida grita solta fogos e a outra fica mais quieta. Aqui você tem que estar vendo o jogo. Muitos torcedores não gritam o nome do próprio time, mas do time adversário como uma forma de deboche. Fica uma confusão e você realmente não sabe quem fez o gol.

Lu - Quando se mora próximo a bares temáticos do Galo ou da Raposa a coisa é pior. Já moramos em dois endereços aqui na cidade, e num havia um bar temático do Galo bem na esquina de cima. E hoje nosso condomínio fica em frente a um bar do Cruzeiro. A torcida parece estar no estádio. Típico de jogos de futebol e homens regados a cerveja. É a melhor Política do Pão e Circo do mineiro, no dia seguinte se esquece até das altíssimas tarifas das passagens de ônibus. O assunto é só Atlético e Cruzeiro. E dura até o próximo jogo...

Mau - O campeonato mineiro, como outros campeonatos que possuem só dois grandes times, já começam com a final definida. Não espere por coisa diferente. O galo e a raposa irão acertar as suas contas no final, com a vitória daquele que estiver menos desorganizado. O Mineiro não é preparativo para o Brasileirão pois os times pequenos não são adversários competentes, com exceção do América e Ipatinga, que de vez em quando fazem uma graça e vão para final.

Lu - Sem brincadeira, tem em todos canais debates fervorosos a respeito dos clubes. Na Alterosa (retransmissora local do SBT), tem uma "Bancada Democrática" : Atlético, Cruzeiro e América Mineiro. Analisemos: enquanto rola o Campeonato Mineiro até vai, mas no Brasileirão é um marasmo pro América. E a participação do Atlético não é lá muito animadora... (Bem, pro torcedor parece que é...) Os canais de TV tentam estimular a todo custo o torcedor a assistir às notícias, mesmo quando não tem notícia. Quem quer saber da vida pessoal de um jogador que ao final do ano vai ser dispensado porque não deu resultado? E é só isso que falam sobre o time, porque a dinâmica é muito grande...

Mau - Quando Galo e Cruzeiro estão jogando com outros adversários todas as duas torcidas irão assistir o jogo. Para uma torcida o objetivo e torcer a favor e para outra é torcer contra. Isso é comum em outros estados, mas aqui é importante frisar que não existem alternâncias. É sempre a mesma coisa.

Lu - Desde que chegamos a Beagá tem dado mais Cruzeiro que Atlético. E o Cruzeiro vem se apresentando muito bem no Brasileiro e na Libertadores. Mas é feito aquelas histórias repetitivas do Chaves que assistimos desde criança, no final do campeonato (ou semi-final, né Raposa!) a gente já sabe o que vai acontecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário