segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Mineiro não perde o Trem

Lu - Não existe nada mais clássico que ir de Belo Horizonte até Vitória de trem. É uma viagem bucólica, tem-se a oportunidade de ver diversos vilarejos e se encantar com a beleza das gerais... Mauro e eu há bastante tempo queríamos fazer o passeio. Faz meio que parte de nosso batismo como novos mineiros: sair de BH pra tomar banho de mar no Espírito Santo.

Mau - Com meus botões uma outra expectativa foi a de conhecer o estado do meu avó paterno, Seu Francisco. Muitas coisas já haviam sendo ditas sobre a capital capixaba e meu interesse urbanístico de conhecer outra capital litoranea alimentavam o meu imaginário sobre Vitória. Mas como a Lú disse anteriormente, acredito também que a viagem dá a oportunidade de apreciar belas paisagens.

Lu - Minha experiência com trens é meio limitada, Central do Brasil – Nilópolis. Aquela música ambiente: “Dragão-chinês! Vai Dragão-chinês!” ou “Dez Paçoquita um real!” E evitando o penúltimo vagão porque a música era outra. Meus amigos evangélicos que me perdoem...

Lu -Bem, eu merecida elevar minha cultura a respeito de trens. Primeiro, meu amado esposo esqueceu de comprar as concorridíssimas passagens(nosso feriado começou mais cedo, e terminou também, pois todos queriam voltar no domingo, voltamos no sábado). Até aí tudo bem. Só fiz uma exigência, Classe Executiva, por favor! Ouvi comentários de que a classe econômica era uma tristeza...

Lu -Chegamos alegrinhos, armados com filmes, músicas e sono para passas as quase 14 horas no trem. Eu sei é muito tempo, mas ninguém aqui falou que seria um trem-bala, certo?

Lu - Classe Executiva. Um trem, com cadeiras enfileiradas como a de um ônibus, reclínio mediano das cadeiras, que eram fofinhas, pouco espaço pra guardar a bagagem de todos. Até aí tranquilo. O trem saiu no horário, tudo patrocinado pela Vale.

Lu - Café da Manhã. O trem tinha restaurante e lanchonete. Mas não tinha pão de queijo. Não tinha Pão de Queijo! Como um trem sai de BH sem pão de queijo. Primeira decepção.

Mau - Nessa coisa de cafés e lanchonetes eu tive a oportunidade de buscar os lanches e testar minhas habilidades de equilíbrio que ganhei ao longos dos anos no "Santa Cruz Direto". A distância do nosso vagão para o vagão restaurante era enorme e a circulação de pessoas pelo trem era contínua e muito intensa. Informo aqui que não derramei café em ninguém ao longo do trajeto.

Lu - Voltamos pros nossos acentos e já haviam ligado o ar. Que frio. Encolhida passei 14 horas! Tinha um casaquinho do tipo só pra constar. Enquanto o Mauro cochilava eu tremia de frio. Enquanto o Mauro cochilava eu imaginava a alegria da Classe Econômica. Uma coisa meio Titanic. Lá as pessoas deviam conversar, quem sabe sem ar condicionado, rir, imaginei até um espaço para dançar como fizeram Rose e Jack, como no filme! Que tédio a Classe Executiva.

Mau - É verdade que não atinamos para a eventualidade de um frio maior que nós poderíamos suportar, mas não foi tão ruim assim.

ps: eu não cochilei tanto assim....

Lu - Aos poucos os lugarejos foram ficando meio iguais. 26 paradas! Entra gente sai gente. Frio. Circula gente pra lá e pra cá. Nos momentos que meu companheiro estava consciente vimos Modern Family no notebook, jogamos joguinhos de Atari, mas em 3 horas a bateria acabou. Tédio de novo. Ouvi minhas músicas, mas eu não tinha 10 horas de músicas. Tédio.

Mau - Hehehehe... Eu vim armado com umas 5 horas de seriados no celular.

Lu - Gente, era Star Trek... 5 horas das mais diversas versões de Star Trek, tava perdida...

Lu - 14 horas depois...Chegamos! Chegamos! Sobrevivi!!! Do lado de fora uma chuva daquelas, Carandaí estava debaixo d'água. Um tumulto de gente disputando um taxi no dente! Mas estávamos fora aquele trem. Ficamos culturalmente mais elevados. Agora sabemos o que é viajar de trem, estamos batizados, somos mais mineiros agora... Mas só uma notícia: o Mauro comprou ida e volta.

Mau - Hehehehe...

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkk
    Ida e volta nesse perrengue... essa mineirisse está saindo cara!
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas a viagem de trem deve ser mto legal, eu tb arriscaria. Mas lendo a experiência de vcs, penso em comprar só ida! rsrsrs

    Bjão
    Dani

    ResponderExcluir
  2. kkkk
    Faz mais ou menos vinte anos que viajei para Conselheiro Pena.
    A ida provavelmente dormi (normal) pq nem me lembro.
    Já na volta, voltei escurecida pelo minério e prometi ainda pequena que nunca mais.
    Mas já que nunca mais é muito tempo, penso em viajar de trem novamente.

    ResponderExcluir
  3. Valew! Viagem dessa para mim só tem 2 opções: de avião ou de carro no banco do MOTORISTA! Rsrsrsrs. Se ISSO é ser mineiro que me desculpem, mas gosto muito de ser carioca! KKKKKKKKK - Exceto pelo pão de queijo, o de MG é realmente espetacular.
    Eu até gosto de viajar de trem, mas minhas primeiras experiências foram Florença - Roma e Roma - Veneza... deve ser um pouquinho diferente... ehehehe.

    Abçs procês!

    ResponderExcluir
  4. Que Hilário, me deu uma vontade danada de fazer o mesmo trajeto,a forma de vocês contarem, colore a historia e, a gente ate esquece das 14hrs de viagem, e tudo que vem a mente é criar um projeto para fazer a mesma viagem,da próxima vê se me chama viu rsrsr
    To amando o blog só agora to parando para ver com calma

    ResponderExcluir